"COMO É BOM PODER TOCAR UM INSTRUMENTO"
(Caetano Veloso)
Este generoso e humilde cidadão, filho e pai de reconhecidos instrumentistas da abençoada "Terra dos Pirilampos", a histórica Uauá do sertão de Canudos, é o fraterno amigo Ranulfo Mendes Damasceno, mais conhecido como "Veinho Sanfoneiro".
Tive a honra de ser, com extrema fidalguia, recebido em sua acolhedora casa, mais especialmente ainda no seu "de fundo de quintal", recanto adorável em que este sanfoneiro de reconhecida categoria passa boa parte de seu tempo procedendo as suas leituras, inventando o que consertar e, é lógico, quando mais inspirado, ensejando, com maestria, acordes sensíveis em sua sanfona amiga. Na oportunidade, setembro próximo passado, tive a dileta companhia do também amigo, o artista plástico - "bico de pena" - e compositor Gildemar Sena, proprietário do aprazível Espaço Cultural Toque de Zabumba.
Veinho é mais um dos sertanejos que têm muitas histórias para contar e, sobretudo, muitos bons ensinamentos para, em face de sua humilde conduta e nata sabedoria, bem influenciar aos jovens instrumentistas do sertão e de outras tantas paragens, tal qual já fez e faz, cotidiana e carinhosamente, com os seus queridos filhos, os quais, como ele, também sanfoneiros: Rafael e Rennan Mendes.
Obrigado Veinho e vida longa para os seus belíssimos arroubos musicais!
(Registros: Kelle Nascimento)
Salve, caba vei!! Obrigado pelo carinho, mais uma vez!
ResponderExcluirPena que você não tem facebook, eu já compartilhei por lá, assim como posto e comento sobre nossas labutas enveredadas sertão adentro!
Luz e paz, sempre.
Valeu Cabra Bom! Grato!
ResponderExcluirGrande abraço.