domingo, 19 de outubro de 2014

HOMENAGEM AO MESTRE CAVACHÃO DE UAUÁ

LANÇAMENTO DE LIVRO, RECITAL DE CORDEL, CANTORIA E MUITO FORRÓ
ESPAÇO CULTURAL TOQUE DE ZABUMBA - DATA: 02/11/14 - 13hs - UAUÁ



MESTRE CAVACHÃO







Antônio Sabino Marques, Mestre Cavachão, nascido na histórica Vila de Uauá, local onde o guerreiro conselheirista, João Abade, secundado por fervorosos seguidores do peregrino Antônio Conselheiro, combateu, nos idos de 1896, as tropas militares republicanas enviadas ao sertão baiano com o objetivo  -  nesta refrega não alcançado!  -  de massacrar à solidária e resistente cidadela do Belo Monte, que ficaria, entretanto, mais conhecida como Arraial de Canudos.

Compositor e reconhecido como uma das mais fluentes e adoráveis vozes do sertão baiano, Mestre Cavachão sempre cantou e respeitosamente reverenciou a sua querida "Terra dos Pirilampos", recanto inegavelmente acolhedor e privilegiado das expressões da cultura popular sertaneja.




Cavachão que também é Sabiá, tendo sido dessa forma carinhosamente alcunhado quando formou dupla de sucesso com o sambista Riachão, encantou com a sua inseparável alegria as noites e os diversos furdunços musicais da menos histórica capital soteropolitana, portanto o solo poético de Castro Alves e Dorival Caymmi da Salvador de Todos os Santos.

Salve Cavachão! Salve a cultura popular do sertão!




Nenhum comentário:

Postar um comentário