sábado, 4 de outubro de 2014
















(Registro/R.Dantas - 2012)

DONA RAIMUNDA DA FAZENDA FAVELA

Esta simpática, generosa e tão serena senhora sertaneja é descendente direta dos chamados "jaguncinhos", as assim chamadas criancinhas sobreviventes da dramática contenda de Canudos (1896-1897). O termo por mim aqui respeitosamente aspeado é em respeito à memória do saudoso canudófilo e grande Mestre, Professor José Calasans Brandão da Silva. 

A representatividade histórica dessa sertaneja de fibra remete a alguns fatos relevantes que dizem respeito ao sertão baiano. Primeiramente, Dona Raimunda é filha de um casal infantil de conselheiristas que, resgatado ao final do conflito em meio as ruínas do resistente Arraial do Belo Monte (Arraial de Canudos), pelo médico voluntário Doutor Adolfo Vianna de Castro, por este foi trazido para a sua propriedade, a Fazenda Periperi, proximidades de Juazeiro da Bahia. Nesta fazenda as crianças foram bem acolhidas e criadas até a juventude. Quis o destino que, já adultas, contraíssem matrimônio, após o qual veio ao mundo sertanejo a "nossa" Dona Raimunda.

Em segundo lugar, Dona Raimunda reside, atualmente, na aprazível Fazenda Favela, logradouro histórico citado pelo então comandante da Primeira Expedição Militar enviada para o combate ao arraial insurrecto, Tenente Manoel da Silva Pires Ferreira, que trilhou os ínvios caminhos que demandavam de Juazeiro a Canudos, acantonando, portanto, a sua tropa na citada fazenda, expedição, entretanto, que não alcançaria o seu destino final, já que interceptada pelos combatentes conselheiristas, liderados pelo chefe da Guarda Católica do peregrino Antônio Conselheiro, o voluntarioso João Abade, em novembro de 1896.

Por fim, pelos arredores da Fazenda Favela, no primeiro quartel do século passado, passou, acompanhado de seu bando, o referenciado "Rei do Cangaço", Virgulino Ferreira da Silva, alcunhado Lampião. Muita história para contar!

2 comentários:

  1. Aos seus olhos professor, pequenas coisas, antes pouco perceptíveis, tornam-se grandiosas. Belo registro da dona Raimunda.
    Tenho certeza que seu belíssimo trabalho, fruto da sua sensibilidade e competência, conquistarão cada vez mais adeptos.

    ResponderExcluir